domingo, agosto 11, 2002


Acabei de escutar dois cds do Nickelback, que eu gravei pro meu pai (?!?.....eh, eu ganhei naqueles milhares de mp3's q vieramnaquela época)...."Silver Side Up" (o q tem 'How You Remind Me?') e o "The State"........

A primeira impressão q vc tem eh que já escutou a banda em algum lugar........ai, vc força um pouquinho os seus ouvidos, e começa a perceber a sonoridade dos anos 90....lá vem o clihê básico: hummm, eles se parecem com o Pearl Jam........pelo contrário.........eles se parecem mais com o Bush........

Naum que o Bush tenha uma sonoridade ímpar, mas eles ainda puxam um pouqinho daquele espírito 'inovador', que começou em 91 com o tão explorado grunge...

Quando ouvi "Too Bad" (que anda tocando exaustivamente nas rádios), eu já pensei um "Comedown"......a introdução, com a voz do vocalista Chad Kroeger meio rouca, lembra Gavin Rossdale em sua forma mais úlcera estomacal possível (até nisso ele se parece com o Kurt).......

O Nickelback, assim como o Bush, possui músicas poderosas com refrões grudentos, no estilo mais pop possível........a respeito do Bush, ainda naum tive a oportunidade de ouvir o mais recente trabalho da banda, mas o meu último cd adquirido deles há alguns anos atrás (The Science Of Things), era mais elaborado que os dois primeiros trabalhos da banda.......

Tive a oportunidade de conferir o Bush há três anos atrás, no Olympia, aqui em São Paulo, e o que eu pude notar foi o efeito catártico que a banda produziu sobre os garotinhos de quinze anos (me incluindo nessa) sedentos para ver um clone nirvanístico no palco.......

Quando Gavin disse que ia fazer uma cover de uma banda q gostavam muito, um coro uníssono gritava desesperadamente "Nirvana, Nirvana, Nirvana", e eu podia ver a cara de frustração da banda que queria tentar sair do estigma que lhes foi dado.......a música era "The One I Love" do REM, e quase colocou o pequeno clube abaixo......por essa, nem eu esperava........

O q mais me impressionou foi o baixista Dave Parsons, que mais parecia uma aranha em cima do palco, com um baixo sobressalente em perfeita harmonia coma bateria, enquanto as guitarras usavam e abusavam dos pedais fuzz..........sujo, limpo, sujo, limpo........

O maior prazer da noite foi ver Gavin a cinco metros de mim, quando ele resolveu subir nos camarotes (longa história de como eu consegui chegar lá), com cara de um perfeito high com aqueles olhos castanhos de junkie, tentando tocar e impresionar aquele bando de adolescentes, q o viam como só um rostinho bonito........

Devo admitir q ele realmente um rostinho bonito, mas ele tem competência pra estar no palco.......eh uma pena q tudo eh uma comparação só........

Nenhum comentário: