domingo, julho 22, 2007

‘Sem horas e sem dores,
respeitável público pagão
Bem-vindos ao teatro mágico!
Sintaxe a vontade...’

E assim, começa o espetáculo...fazia dois anos quase que não pisava pra ver O Teatro Mágico...e devo dizer que é mágico, por ser...

‘Tem hora que a gente se pergunta, porque é que não se junta tudo numa coisa só?’

Minha vontade era de estar lá novamente...porque estando lá, a realidade é outra...parece que pode ser criança de novo...ou velho...ou somente você mesmo...é parte de ti que está lá em cima, porque por mais que se tenha palavras pra explicar, só
vendo pra dizer...

Dá vontade de ser boneca de pano....violinista, dj e até vocalista, tudo ao mesmo tempo...dá vontade de ser feliz, só por ser feliz...e de amar, só por amar...

Cada um tem algo que diz respeito só a você...e por algum motivo, ontem só uma coisa me fariam mais feliz do que a tarde bela que a natureza nos presenteou...duas músicas cantadas no espetáculo, e o resto, era lucro...

‘De ontem em diante serei o que sou no instante agora
Onde ontem, hoje e amanhã são a mesma coisa
Sem a idéia ilusória de que o dia, a noite e a madrugada são coisas distintas
Separadas pelo canto de um galo velho
Eu apóstolo contigo que não sabes do evangelho
Do versículo e da profecia
Quem surgiu primeiro? o antes, o outrora, a noite ou o dia?
Minha vida inteira é meu dia inteiro
Meus dilúvios imaginários ainda faço no chuveiro!
Minha mochila de lanches?
É minha marmita requentada em banho Maria!
Minha mamadeira de leite em pó
É cerveja gelada na padaria
Meu banho no tanque?
É lavar carro com mangueira
E se antes, bem antes, um pedaço de maçã
Hoje quero a fruta inteira
E da fruta tiro a polpa... da puta tiro a roupa
Da luta não me retiro
Me atiro do alto e que me atirem no peito
Da luta não me retiro...
Todo dia de manhã é nostalgia das besteiras, das besteiras e das besteiras que fizemos ontem’

O que seria possível prever, se tudo era diferente do que eu tinha visto pela primeira vez?...não dá pra não querer prestar atenção em tudo...não dá pra não querer ter trinta olhos pra olhar tudo o que está acontecendo em cima do palco-picadeiro-teatro...

O mundo é cheio de cultura...cheio de pessoas que sabem o que dizem, e a gente finge que sabe o que ouve...mas lá no fundo não sabe...

‘No meu único verso o sol é solidão...’

A gente arranca algo que faz mal do peito, e pensa nas coisas boas que sobraram...e ali, eu só queria viver coisas boas...

'everytime i see you falling
i get down on my knees and pray
i'm waiting for that final moment
you'll say the words that i can't say'

É inexplicável o domínio de público que o Anitelli tem...alguém fazer que o público decore poesias que serão declamadas ao longo do show...mágico...

É um sarau amplificado...sarau que ele mesmo perguntou no meio do show...’o que é um sarau?’...sarau é uma mistura de teatro, música, dança, e mais um monte de coisas, todas acontecendo ao mesmo tempo...

Lembro-me da primeira vez que os vi...tudo acontecendo ao mesmo tempo agora...sentada no chão, de frente pra eles....

E O Teatro Mágico, consegue fazer com que tudo isso aconteça, em cima de um palco, com sei lá quantas pessoas tinham no show ontem...teve sarau, com declaração pública de amor lá em cima...e um bonequinho fofo dizendo “eu tenho muitos brinquedos!”

Eu sei que tinha a mãe, o pai, os tios e até a Josi lá...emocionante quando a Josi subiu ao palco, e fez a gente cantar ‘omovedor, carejangrejo!’

Ali, a gente é tudo diferente em uma mesma sintonia, acabando todos iguais...todo mundo é camarada, todo mundo dança e está ali, de corpo, e principalmente de alma...

‘Viva a tua maneira
Não perca a estribeira
Saiba do teu valor’

É querer fazer poesia sem ao menos saber fazer poesia...é estranho algo que sai de você...que não consegue definir...estranho...porque ontem você olhava para a platéia, e via gente de todas as idades, raças e credos possíveis...

Como pode algo ser tão especial...vai ver que porque em minha vida, de uns tempos pra cá, especial é raro...e deve ser guardado a sete chaves dentro do peito...

Dava vontade de chorar, mas o sorriso não saia do rosto...porque não dá pra chorar quando por um momento se sente feliz...feliz sem culpa...feliz e puro..sem medo...sem mais nenhum medo...e por um momento só, se esquece que a vida parece ter mais espinhos que pétalas....

‘Pra falar verdade, às vezes minto
Tentando ser metade do inteiro que eu sinto
Pra dizer as vezes que as vezes não digo
Sou capaz de fazer da minha briga meu abrigo
Tanto faz não satisfaz o que preciso
Além do mais quem busca nunca é indeciso
Eu busquei quem sou, voce pra mim mostrou
Que eu não sou sozinha nesse mundo.

Cuida de mim enquanto não esqueço de voce
Cuida de mim enquanto finjo que sou quem eu queria ser.
Cuida de mim enquanto não me esqueço de voce
Cuida de mim enquanto finjo, enquanto fujo.

Basta as penas que eu mesmo sinto de mim
Junto todas crio asas viro querubim
Sou da cor do tom, sabor e som que quiser ouvir
Sou calor, clarão e escuridão que te faz dormir
Quero mais, quero a paz que me prometeu
Volto atras se voltar atras assim como eu.

Busquei quem sou
Voce pra mim mostrou
Que eu não estou sozinho nesse mundo.

Cuida de mim enquanto não esqueço de voce
Cuida de mim enquanto finjo que sou quem eu queria ser.
Cuida de mim enquanto não me esqueço de voce
Cuida de mim enquanto finjo, enquanto fujo’


E no meio de tudo eu pensava...será que em minha vida, eu não percebi sinais claros daquilo que estava pra acontecer?...será que em minha vida eu não dei atenção no que era óbvio?...o óbvio estava ali...e cada vez que piscava pensava, ‘mais uma vez, eu me perco em palavras que nem eu mesmo consigo explicar de onde vieram’...

E quando a gente acha que tudo acabou, e que o fim se resume aquilo...tem uma volta pra te dizer que...

‘Mas assim como veio acabou e quando eu penso em você
Choro café e você chora leite’

Ah que vontade de gritar absurda que dá quando se tem conviccção de que está certo daquilo que acredita..e quando o que acredita tem que ser valorizado, acima de tudo, por nós mesmos...por mais ninguém...

Mas não deu...quando o fim se aproximou, meu coração pulou mais forte, e eu desci correndo as escadas, pra ficar grudada no palco e ver tudo de pertinho...o que talvez devesse ter feito desde o começo...

‘E o fim, é belo incerto, depende de como você vê’

Real, belo e incerto...mais aí quando você pensa que a fé é só alguma coisa que nos colocaram na cabeça, com um propósito de não pensarmos que nossas vidas são vazias, e que quando fim chegar, nada do que se viveu, valeu a pena, então, você vê que fé, é tudo aquilo que confiamos e concordamos em ser um dia...

Com certeza, por obra do destino, não deu pra segurar e fingir que não se esqueceu, que uma frase um dia se viveu intensamente...

‘Só, enquanto eu respirar, vou me lembrar de você’

É fato, e de fato não dá pra fugir.

Quando me vi de cara com todo mundo da trupe, não deu pra não gritar ‘FERNANDOOOOO’....

E ele veio, com toda sua simpatia, sorrir pra mim, mas a câmera acabou a pilha antes de de se registrar...uma pena...daria pra vocês o registro de tudo aquilo que é impressionante...

‘...e amanheça brilhando mais forte...’

Faço minhas essas palavras...mais forte...mais mágico...só para raros...

Nenhum comentário: