domingo, abril 14, 2002




"Os Simpsons" reitera visão norte-americana sobre o Brasil

Mais uma vez, a visão deturpada dos Estados Unidos sobre a realidade brasileira trouxe dor de cabeça e constrangimento para brasileiros. Tudo porque os criadores do desenho "Os Simpsons" (FOX) resolveram apontar toda a sua ironia para as mazelas sociais "verde-amarelas". Até aí, nada de mais, afinal, a série é mundialmente conhecida por tripudiar da sociedade americana e de diversos países. Mas é o extremo mau gosto que torna execrável o último episódio, "Blame it on Lisa" (Culpem a Lisa), exibido na semana passada pela TV norte-americana

Nele, a família decide ir ao Rio de Janeiro depois que Lisa se corresponde com Ronaldo, um jovem assistido por uma hipotética instituição chamada "Orfanato dos Meninos Imundos". Se o nome já é ingrato, o local ainda sofre pelos constantes ataques de macacos. Imagine um bando de chimpanzés assassinos invadindo uma instituição de amparo para maltratar crianças "imundas". Sensibilizada, Lisa faz a família ir ajudá-las (daí o título).

Mas, o pior está por vir. Ao chegar à "cidade maravilhosa", a família se depara com situações recheadas de absurdos. O transporte público é, na verdade, uma fila de dançarinos de conga (dança caribenha que domina todo o desenho), os ratos dominam as ruas, inviabilizando qualquer locomoção, jibóias devoram pessoas no Pão de Açúcar e mulheres são assediadas por policiais. Ou seja, uma terra de ninguém no meio da selva, com inegáveis erros culturais. Não se trata de mexer com os brios de uma nação, mas o fato é espelho da completa ignorância americana sobre o resto do mundo.

Quando soube do conteúdo da animação, o secretário municipal de Turismo, José Eduardo Guinle, começou a esbravejar: "vou processar, vou processar". Mas ainda não fez nada. Ele alega que foram investidos R$ 18 milhões nos últimos quatro anos para mudar a impressão que os estrangeiros têm do Brasil.

Enquanto isso, a imprensa do resto do mundo ridiculariza o Brasil. O jornal italiano Corriere della Serra afirma que epsódio "incomodou até o presidente Cardoso". A agência de notícia francesa AFP, a inglesa Reuters e a espanhola EFE falaram do assunto. Além delas, os sites da televisão inglesa BBC e da rede americana CNN, o jornal inglês The Guardian e o americano Houston Chronicle noticiaram o caso em tom de ironia.

(Rodrigo Zavala - 11/04/02)

Copiado de http://www.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/satelite/id110402.htm

Brincadeira, naum???

Depois reclamam que ninguém gosta deles.....

BLAH!

Nenhum comentário: