quarta-feira, janeiro 07, 2026

Party girls don’t get hurt

 Você pode ver mil maneiras de como deve se comportar, mil fases que fazem sentido naquele momento de sua vida. Pode ver mil vídeos explicando como lidar com situações complexas. A verdade é que o ser humano é tão único que não existem fórmulas prontas para te livrar de qualquer situação que você possa ter se colocado.

Eu demorei muitos anos pra entender o que eu queria de fato. A primeira vez que me pediram pra escrever uma carta, numa dinâmica de trabalho, onde eu queria me ver daqui há cinco anos, eu nem sabia como isso deveria ser feito.

Na verdade, eu nunca me planejei. Eu sempre vivi o inesperado. A vida só vai acontecendo e eu vou seguindo o curso do Rio, que as vezes tá tranquilo e com um sol majestoso batendo em sua cabeça e tem horas que o tempo muda e tudo se transforma numa revolta, fazendo o rio encher e você sentir que vai se afogar. 

Mas todos os meus anos de solitude, eu aprendi que não sou obrigada a viver aquilo que não quero. Depois de muita terapia eu aprendi que devo dizer sim o que me incomoda e me fazer ser ouvida e respeitada.

Durante muito tempo o sim esteve no meu vocabulário pra absolutamente tudo. Mas com a terapia eu aprendi que o não existe e o que mais incomoda o outro é a negativa de algo. Você pode ter milhões de motivos para dizer não. Mas a verdade é que as pessoas não estão preparadas para serem freadas quando algo ultrapassa o limite do próximo.

Qualquer um tem dificuldade em ouvir não, inclusive a que lhes escreve. Por isso é tão importante aquele momento em que você para e respira e olha pra dentro de si.

Essa é a parte mais difícil do autoconhecimento. Olhar para si é um esforço sobre-humano, sem igual. Porque quando você mexe consigo mesmo, você enxerga tantas falhas que nem sabe se tem ou não qualidades.

E se alguém só exalta seus defeitos, esquece. Essa pessoa claramente não enxerga o que existe de bom. Se você como ser humano já tem essa dificuldade. Quando o outro só aponta seus defeitos, é porque ele não reconhece a si próprio. 

Façam terapia, não desconte as suas frustrações e seus defeitos no espelho que alguém te reflete. Bebam água e vivam, pois essa vida é só uma passagem. 

Se permitam sentir: dor, amor, tristeza e felicidade. Mas não deixem sua essência morrer, por nada e nem ninguém, pra que parte de você morra junto.